Bom, vou recomeçar de uma forma diferente, como ficou caindo tudo meio que na rotina diária la no IBJ, vou colocar apenas aqui os fatos mais relevantes e interessantes, as festas e zonas da galera eu resolvi tirar, porque isso aqui é um diário do trabalho, e não das esbórneas.
Cruzeiro 02.09 – Caravelas – Porto Seguro – 26, 27, 28 e 29 de Julho .
Coordenadora: Kátia Groch
Participantes: Guilherme, Monique, Rebecca
Convidados: Laura e Marcos
Segundo cruzeiro da temporada 2009, o destino era Porto Seguro, saímos no Moriá, já que o Tomara tava consertando desde o ultimo cruzeiro que teve problemas como eu já tinha escrito.
Tripulação nova, galera diferente mas todos gente fina, o Moriá era menor que o Tomara, mas o espaço interno do quarto era maior e mais arejado, em compensação não tinha tijupá e nem cobertura do sol, ou seja, esse foi mais punk por causa dessa parada.
Sem falar no mar que tava pior, pelo menos nos 2 ultimos dias de cruzeiro, bom o primeiro dia foi Caravelas-Cumuruxatiba, para dormirmos ancorados no porto de Cumuru, um dia bem tranqüilo e com bastante baleia, o mar tava beeem calmo e conseguimos algumas fotos excelentes e biopsias, dormimos ancorados em Cumuruxatiba uma cidade mais ao Norte de Caravelas, foi uma noite calma, o barco balançava um pouco por causa do vento da noite mas foi tudo bem tranqüilo, como chegamos a noite nem consegui ver como era a cidade mas pretendia acordar bem cedo no dia seguinte para poder ver algo e tirar algumas fotos.
Segundo dia de cruzeiro, estávamos rumo a Porto Seguro, e a caminho vimos bastante baleia, com algumas delas dando até uns shows de saltos e outros comportamentos interessantes, as biopsias continuaram sendo feitas, a galera tava boa no tiro la, e para a nossa surpresa, vimos o nosso primeiro filhote da temporada, ele acompanhava a mãe bem de perto e não se desgrudava muito dela, hahahaha, uma baleinha de apenas 4 metros e algumas toneladas, coisa pouca, hueauahuaeh. A mãe sempre muito atenta a todos os movimentos do filhote, que muito curioso sempre se aproximava do barco para ver e entender o que poderia ser aquilo que estava próximo dele e era bem maior que sua mãe, porem sua mãe sempre o afastava do barco, se interpondo entre nós e o bebê. Tivemos bastante baleia nesse segundo dia e vimos mais dois grupos de Fêmea com filhote, sinal que a área reprodutiva da Bahia tava realmente dando certo. =). Ao final do dia chegamos no nosso destino final, Porto Seguro, e não tivemos como ficar no barco né, afinal não é todo dia que estamos em Porto Seguro.
Ancoramos num Resort muito chique la, so com barcão de magnata e grandes veleiros, passamos por dentro desse resort para chegarmos a Porto Seguro, e fomos direto para a Passarela do Álcool, o lugar mais movimentado com certeza, ainda mais na época de Julho férias de colégio e formatura da faculdade, a cidade tava lotada de gente mais ou menos da nossa idade, ou seja, tava beeem movimentada heuahaeuhe. Fomos comer alguma coisa e conhecer um pouco mais da cidade, já que eu tinha ficado la so uma noite antes de vir pra Caravelas, acabou que o destino final da galera foi um estúdio de tattoo, ficamos la um tempo vendo algumas fotos, desenhos e as meninas fizeram piercings na orelha. Logo depois disso voltamos para a passarela do álcool e tomamos uns goros la, afinal estávamos na passarela heauhaeuhae. Voltamos cedo pro barco, porque o trabalho começa sempre muito cedo, perto das 06 da matina.
Terceiro dia de cruzeiro, iríamos verificar a rota da barcaça da Aracruz celulose, para ver o quanto essas enormes embarcações estavam alterando a rota migratória das nossas amigas Megapteras, e chegamos a conclusão que infelizmente está alterando, já que esse foi o dia e o trecho que vimos menos baleia em toda a região da Bahia, mas mesmo assim ainda vimos alguns grupos, porém nada comparado com Abrolhos e Porto Seguro. O dia foi pouco movimentado então passamos o tempo da forma mais produtiva possível, cantando e contando piadas, já que o barco não tinha rádio, nos criamos nossa própria estação musical. Huaehauhaehea. Chegamos ao final da amostragem e estávamos voltando para Porto Seguro para mais uma noite na passarela do álcool, infelizmente eu não dormi bem na ultima noite, então estava muito quebrado e não consegui ficar muito tempo la e voltei bem cedo pro barco, mas antes disso fomos todos comprar sorvete já que era o dia de promoção e era apenas a metade do preço, tomei pouco sorvete, não sei porque mas fiquei satisfeito heauhaeuahe. Eu voltei pro Barco com a Rebecca, mas Monique e Laura ainda ficaram la e chegaram no barco por volta das 2 da manhã.
Quarto dia, as meninas acordaram acabadas e nem conseguiram trabalhar direto, ou seja eu e Rebecca ficamos sobrecarregados nas tarefas e ficamos destruídos ao final do dia. Um dia normal, com muita baleia, mas iríamos trabalhar pouco já que tínhamos um longo caminho de Porto Seguro – Caravelas, fizemos algumas horas de amostragem e no último grupo tivemos a surpresa do cruzeiro, uma velha conhecida do IBJ, a baleia conhecida como DURELL estava ali, perto de nós com a caudal pra cima, parada como se fosse uma exibição para nós, o trabalho parou e a galera surtou tirando várias fotos com dela e com ela, foram uns 5 minutos que pareciam uma eternidade, nunca tinha presenciado tal comportamento e ainda mais sendo de uma baleia que todos sabíamos que existia, já que ela tem uma marca inconfundível na caudal, já teve uns 6/7 filhotes e volta aqui pra Bahia quase que toda a temporada, foi irado porque ela não tava nem ligando pro barco, parecia que gostava da exibição e para a nossa surpresa depois de alguns minutos acompanhando-a vimos que ela tinha um provável macho bem próximo a ela e que não subia para respirar há um tempo, ou seja, era bem provável que eles estavam acasalando, foda mesmo. Depois disso fechamos a amostragem e tomamos o rumo de casa, eram 8h de navegação direto até caravelas e a amostragem fechou a tarde, eu lembro que chegamos em casa por volta de 24:30h, beeem tarde mas foi muito bom, esses períodos no mar são excelentes, porque as noites são excelentes, por exemplo nessa volta ae eu fui para fora do barco e fiquei contando quantas estrelas cadentes eu via em 15 minutos, huaehaeuhae, pra quem tinha visto a vida toda apenas 4 e em 15 minutos ver 4 da pra perceber como era a noite no barco.
Dia 04 de Agosto de 2009 – Encalhe – Pontal do Ipiranga – ES
Equipe: Milton, Vavá e Guilherme.
Éééé, depois de alguns dias no IBJ processando os dados e comparando fotos de temporadas passadas, recebemos uma ligação sobre um encalhe no Espírito Santo, ahhhh como é bom trabalhar num lugar desses aqui, alem de irmos para Abrolhos, conhecemos todas as cidades do entorno e alguns estados vizinhos também né. Essa vida de biólogo é tudo que eu quero pra mim, viajar e trabalhar, tem algo melhor? Auehaeuhae
Bom, já sabíamos que o bicho tava morto, então fomos bem tranqüilos e sem correria para la, chegamos depois de 3 horas de viagem , lembrando que saímos bem cedo daqui, por volta das 05:30h, chegamos la e fomos procurar o seu Zé, que tinha avisado sobre o encalhe, um homem trabalhador e muito simpático que tinha trabalhado no TAMAR de Regência por 12 anos e sabia muito sobre muita coisa, chegamos com a pick-up la num lugar praticamente deserto e pouco acessível, uma praia gigante e DESERTA em pleno ES, coisa que muita gente duvida que exista, nos deparamos com um animal já em estado de decomposição na água ainda, aproximadamente com 10m e sem cabeça já. Muitas mordidas de tubarão na carcaça, o que chamou minha atenção para ficar de olho na água, ja que o animal ainda tava dentro da água perto da zona de arrebentação, e não deu outra, depois de alguns minutos vendo o mar vi uns 2 ou 3 tubarões se aproximando da carcaça, mas ela tava mais pra parte mais seca da arrebentação, impedindo que os animais se aproximassem. Não consegui identificar a espécie, mas não eram muito pequenos não, seu Zé me disse que no dia anterior tinha muito mais ali em volta, já que a carcaça se encontrava também mais afastada da areia. Fizemos o possível e voltamos para casa, já que não tinha muito o que poderia ser feito, tiramos algumas fotos, preenchemos a ficha e voltamos para a calorosa Bahia, antes no caminho paramos para almoçar chegando aqui de volta pelas 18h.
Dia 16 de Agosto – Encalhe – Alcobaça – Bahia.
Equipe: Katia Groch, Guilherme, Monique e Vitor
Segundo encalhe do mês e eu pra variar fui denovo, se pudesse eu iria pra tudo possível, hueahauehae. O encalhe foi aqui perto mesmo, numa cidade a 28km de Caravelas. Fomos por volta de meio dia de domingo, quando estávamos nos preparando para ir a praia, mas acabou sendo bem divertido porque a galera aqui ri demais enquanto ta trabalhando. Acabamos chegando la antes das 13h e ficamos rodando a cidade em procura da carcaça, paramos no Quiosque de beira de praia e ficamos la conversando com algumas pessoas que já tinham visto o animal que ainda estava na água com a maré bem cheia, rodamos, rodamos e naaada, cadê essa porra? Perto de desistir conversamos com uma turista que tinha fotos e tinha visto que o animal tinha ido em direção a barra de alcobaça levado pela maré, so nos restava mesmo ir pra casa e esperar a maré secar para que ele pudesse voltar a praia. Mas antes disso um belo almoço bancado pelo IBJ. Haeuhaeuhae
Voltamos para casa por volta das 16h e não deu outra, as 16 e 40 a Kátia passou aqui denovo falando que tinham ligado, o animal estava na praia. Heauhaeuhaeae, pegamos as tralhas todas denovo e voltamos para alcobaça, dessa vez sem a pilantra da Monique que fingiu que tava dormindo para não ir, ao chegarmos la com o sol se pondo já vimos que se tratava realmente de uma Jubarte e que era um filhote, de apenas 4,5m com várias mordidas de tubarão denovo. Hauhaeuhae, essas águas aqui tão cheias de tubarão, só eu que não dei sorte ainda de mergulhar e ver uns desses. Pegamos pele e gordura do animal e voltamos para casa, chegando tomamos um banho e fomos para o nosso velho conhecido Zanzibar tomar uma geladinha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OLÁ FILHO!!!!!!
ResponderExcluirAdorei os detalhes da novas aventuras, em tudo que vc escreveu a gente sente emoção e sua vontade sem fim de explorar todas as atividades.....
Isso mesmo, viva esses seus meses aí intensamente.
Milhões de beijos TE AMAMOS
Mamy e Pamy
Oi Guii,
ResponderExcluirpelo visto está gostando da vida aí...
Realmente a Bahia é encantadora!
Cumuruxatiba é um lugar mais que lindo! Aproveite bastante, todos esses dias de sol!
Beijos