quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cruzeiro 05/ 09

Cruzeiro 05/09 - Abrolhos

Equipe: Márcia, Dudu, Guilherme, Vitor e Monique
Convidados: Mauro e Alexandre

Finalmente, estou indo para Abrolhos, tava com saudades daquele lugar já. A principio não sabia como ia ser, afinal estavamos indo com a Márcia (coordenadora chefe do Instituto), ela praticamente fundou tudo aqui, ou seja, tinhamos que nos esforçar o máximo durante esse cruzeiro pra nao fazer feio né.
Saímos aqui de Caravelas dia 18.08 e ficaríamos 3 dias no mar, ja que os cruzeiros para abrolhos duram apenas 3 dias.
Saímos logo cedo com um tempo chuvoso, meio feio, a previsão não era das melhores, so estavamos indo mesmo por conta dos convidados que tinham vindo de longe para o Cruzeiro e não poderiam perder a oportunidade.
Ao afastar um pouco da costa o tempo começou a melhorar e um sol de rachar apareceu junto com um vento bastante forte, o mar tava batendo legal no primeiro dia de cruzeiro. Logo depois de abrir a amostragem o primeiro grupo apareceu, sabe, ja ta ficando normal ver baleias heauhaeuhae ja não to nem mais ficando emocionado..heuahaeuhae
mentira, cada baleia, cada grupo, cada filhote que aparece é uma sensação diferente, uma sensação sempre boa.
O dia foi passando e conseguimos muitas fotos boas e biopsias, o mar ta LOTADO de baleia, isso porque a população quase foi extinta, mas mesmo assim o mar tava lotado! Todos os lugares que se olhava viam-se borrifos!
No caminho para Abrolhos eu vi uma mancha dentro d'água e fiquei olhando atentamente, e a mancha foi aumentando e ficando mais nítida e cada vez mais próxima do barco...apos alguns segundos pude confirmar, era um pequeno tubarão, que pela cor parecia ser um limão, chegou bem proximo do barco e depois saiu....Pra quem passou 15 anos tentando ver Tubarões no Rio, em 2 meses ver 3...ta bom demais
Chegamos em abrolhos por volta das 18h e no caminho pegamos um por do sol alucinante pra variar né e mais uma noite daquelas, que so se ve no mar, sem luz nenhuma.
Segundo dia acordamos bem cedo, ja que a galera ia mergulhar de cilindro e o caramba, mas nada que impedisse os estagiários de fazer uma apnéia em ABROLHOS...euahuaehae, ainda não acredito de certa forma sabe, que to fazendo esses mergulhos.
O mergulho foi muito bom, a visibilidade não era a melhor, mas deu pra ver muita coisa. Até mesmo 2 tartarugas, sim, finalmente consegui ver essas pilantras embaixo d'água.
Subimos e começamos o segundo dia de amostragem, mas "infelizmente" o Alexandre passou mal e após apenas umas 2h de trabalho fomos forçados a voltar para as águas protegidas do arquipélago.
Fizemos um almoço tranquilo e ia rolar um outro mergulho para eles a tarde, outro autonomo, e ae novamente os estagiários não perderam a oportunidade para entrar na água denovo!
Um pouco antes de entrarmos na água, o Felipe (Guarda Parque de Abrolhos e nosso amigo) chegou no Tomara convidando pra um mergulho num lugar que ele tinha feito no dia anterior e disse que estaria bom!
O nome do local era Mato Verde, e no dia anterior, um cardume de Garoupas tinha cercado um enorme cardume de Sardinhas contra o costão, e com a maré vazia, muitas delas haviam morrido fora dágua, e com a maré cheia da hora do nosso mergulho era possível ver bastante peixe se alimentando dos restos das sardinhas e de repente até uns tubarões fazendo uma boquinha por ali também.
Porra, entramos na agua as 15 da tarde, por ae e so fui sair quase 2 horas depois sem ver um Tubarão se quer, sacanagem!! Mas vimos muito peixe, muito coral muito tudo...tudo muito conservado...a sensação e o visual de se mergulhar num lugar que é completamente protegido da pesca é surpreendente, a variedade e quantidade de vida embaixo dágua é algo que me assustou!
Depois desse mergulho fomos para a Siriba (uma das ilhas do arquipélago) e ficamos la pra ver o por do sol atrás da Redonda e olhando o mar vimos um numero enorme de baleias na agua, em todos os cantos, saltando, borrifando...um verdadeiro espetáculo!
Chegamos de volta ao barco ja anoitecendo, tomamos um banho e comemos...muito....Mergulho realmente da MUITA fome!
No terceiro dia foi pauleira, saimos mesmo pra trabalhar e recuperar o tempo perdido!
Mas antes disso tudo uma surpresa...acabou sobrando ae desses mergulhos autonomos da galera um cilindro, um regulador e colete, e de repente rolou um convite:
"Ei Guilherme, você ta afim de cair na água com a gente hoje cedo?"
Não foi preferência nem nada não, mas eu dos estagiários sou o único que tenho Curso de Mergulho. Bom, a empolgação foi aumentando e o nervosismo também...afinal fazia um tempo que eu nem mergulhava com todo o equipamento!
A princípio o mergulho era no Santa Catarinha, um naufrágio daqui mas ao chegarmos no local indicado nas coordenadas não achamos o ponto certo do mergulho e a água não estava boa, mas em contrapartida tinha um grupo de baleias MUITO próximo e a vontade do pessoal de entrar na água era grande, mas acabou que poderia ser um "desperdício" de tudo....so não sei como, ja que desde o primeiro cruzeiro eu to doido pra entrar na água com uma baleia...haeuaehuaheuae
Bom, acabou que voltamos para o arquipélago para fazer o mergulho num ponto bom la dentro, antes de entrar na agua, ja fiquei sabendo que poderia rolar uns tubarões e raias....
Não deu outra, a primeira coisa que vi quando desci foi uma raia prego enorme, escondida...enterrada!
ANIMAL...afinal nunca tinha visto um animal desses no mar...o mergulho foi excelente vimos muita coisa e foi um mergulho demorado e calmo, sem preocupações sem nada...MUITO BOM!
O terceiro dia de amostragem foi bem produtivo, vimos bastante baleias e conseguimos muitas biopsias também....No final do dia rolou mais um convite...tava muito bom...
Me chamaram para tirar fotos para eles, com a camera do IBJ e tudo mais, fiquei amarradão né...quase não gosto de tirar foto...
Logo o primeiro grupo que eu peguei foi uma Baleia Saltadora, ela saltava tão proxima do barco que teve foto que ela nem cabia no enquadramento da camera...heuahaeuhae e o segundo grupo foi um grupo competitivo enorme de 7 baleias juntas....animal...e muito difícil tirar fotos num mar muito agitado como esse da volta, quando medimos o vento no auge ele tava soprando a 17nós....
Bom, encerramos a amostragem com GUILHERME mais que satisfeito...tinha tirado foto, mergulhado, me alimentado bem, estava no Paraíso...bom, não precisava mais nada!
Chegamos por volta as 19h a Caravelas e de resto é tudo igual...decarregamos tudo e voltamos pra casa para finalmente descansar!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Nova Fase...

Bom, vou recomeçar de uma forma diferente, como ficou caindo tudo meio que na rotina diária la no IBJ, vou colocar apenas aqui os fatos mais relevantes e interessantes, as festas e zonas da galera eu resolvi tirar, porque isso aqui é um diário do trabalho, e não das esbórneas.

Cruzeiro 02.09 – Caravelas – Porto Seguro – 26, 27, 28 e 29 de Julho .
Coordenadora: Kátia Groch
Participantes: Guilherme, Monique, Rebecca
Convidados: Laura e Marcos

Segundo cruzeiro da temporada 2009, o destino era Porto Seguro, saímos no Moriá, já que o Tomara tava consertando desde o ultimo cruzeiro que teve problemas como eu já tinha escrito.
Tripulação nova, galera diferente mas todos gente fina, o Moriá era menor que o Tomara, mas o espaço interno do quarto era maior e mais arejado, em compensação não tinha tijupá e nem cobertura do sol, ou seja, esse foi mais punk por causa dessa parada.
Sem falar no mar que tava pior, pelo menos nos 2 ultimos dias de cruzeiro, bom o primeiro dia foi Caravelas-Cumuruxatiba, para dormirmos ancorados no porto de Cumuru, um dia bem tranqüilo e com bastante baleia, o mar tava beeem calmo e conseguimos algumas fotos excelentes e biopsias, dormimos ancorados em Cumuruxatiba uma cidade mais ao Norte de Caravelas, foi uma noite calma, o barco balançava um pouco por causa do vento da noite mas foi tudo bem tranqüilo, como chegamos a noite nem consegui ver como era a cidade mas pretendia acordar bem cedo no dia seguinte para poder ver algo e tirar algumas fotos.
Segundo dia de cruzeiro, estávamos rumo a Porto Seguro, e a caminho vimos bastante baleia, com algumas delas dando até uns shows de saltos e outros comportamentos interessantes, as biopsias continuaram sendo feitas, a galera tava boa no tiro la, e para a nossa surpresa, vimos o nosso primeiro filhote da temporada, ele acompanhava a mãe bem de perto e não se desgrudava muito dela, hahahaha, uma baleinha de apenas 4 metros e algumas toneladas, coisa pouca, hueauahuaeh. A mãe sempre muito atenta a todos os movimentos do filhote, que muito curioso sempre se aproximava do barco para ver e entender o que poderia ser aquilo que estava próximo dele e era bem maior que sua mãe, porem sua mãe sempre o afastava do barco, se interpondo entre nós e o bebê. Tivemos bastante baleia nesse segundo dia e vimos mais dois grupos de Fêmea com filhote, sinal que a área reprodutiva da Bahia tava realmente dando certo. =). Ao final do dia chegamos no nosso destino final, Porto Seguro, e não tivemos como ficar no barco né, afinal não é todo dia que estamos em Porto Seguro.
Ancoramos num Resort muito chique la, so com barcão de magnata e grandes veleiros, passamos por dentro desse resort para chegarmos a Porto Seguro, e fomos direto para a Passarela do Álcool, o lugar mais movimentado com certeza, ainda mais na época de Julho férias de colégio e formatura da faculdade, a cidade tava lotada de gente mais ou menos da nossa idade, ou seja, tava beeem movimentada heuahaeuhe. Fomos comer alguma coisa e conhecer um pouco mais da cidade, já que eu tinha ficado la so uma noite antes de vir pra Caravelas, acabou que o destino final da galera foi um estúdio de tattoo, ficamos la um tempo vendo algumas fotos, desenhos e as meninas fizeram piercings na orelha. Logo depois disso voltamos para a passarela do álcool e tomamos uns goros la, afinal estávamos na passarela heauhaeuhae. Voltamos cedo pro barco, porque o trabalho começa sempre muito cedo, perto das 06 da matina.
Terceiro dia de cruzeiro, iríamos verificar a rota da barcaça da Aracruz celulose, para ver o quanto essas enormes embarcações estavam alterando a rota migratória das nossas amigas Megapteras, e chegamos a conclusão que infelizmente está alterando, já que esse foi o dia e o trecho que vimos menos baleia em toda a região da Bahia, mas mesmo assim ainda vimos alguns grupos, porém nada comparado com Abrolhos e Porto Seguro. O dia foi pouco movimentado então passamos o tempo da forma mais produtiva possível, cantando e contando piadas, já que o barco não tinha rádio, nos criamos nossa própria estação musical. Huaehauhaehea. Chegamos ao final da amostragem e estávamos voltando para Porto Seguro para mais uma noite na passarela do álcool, infelizmente eu não dormi bem na ultima noite, então estava muito quebrado e não consegui ficar muito tempo la e voltei bem cedo pro barco, mas antes disso fomos todos comprar sorvete já que era o dia de promoção e era apenas a metade do preço, tomei pouco sorvete, não sei porque mas fiquei satisfeito heauhaeuahe. Eu voltei pro Barco com a Rebecca, mas Monique e Laura ainda ficaram la e chegaram no barco por volta das 2 da manhã.
Quarto dia, as meninas acordaram acabadas e nem conseguiram trabalhar direto, ou seja eu e Rebecca ficamos sobrecarregados nas tarefas e ficamos destruídos ao final do dia. Um dia normal, com muita baleia, mas iríamos trabalhar pouco já que tínhamos um longo caminho de Porto Seguro – Caravelas, fizemos algumas horas de amostragem e no último grupo tivemos a surpresa do cruzeiro, uma velha conhecida do IBJ, a baleia conhecida como DURELL estava ali, perto de nós com a caudal pra cima, parada como se fosse uma exibição para nós, o trabalho parou e a galera surtou tirando várias fotos com dela e com ela, foram uns 5 minutos que pareciam uma eternidade, nunca tinha presenciado tal comportamento e ainda mais sendo de uma baleia que todos sabíamos que existia, já que ela tem uma marca inconfundível na caudal, já teve uns 6/7 filhotes e volta aqui pra Bahia quase que toda a temporada, foi irado porque ela não tava nem ligando pro barco, parecia que gostava da exibição e para a nossa surpresa depois de alguns minutos acompanhando-a vimos que ela tinha um provável macho bem próximo a ela e que não subia para respirar há um tempo, ou seja, era bem provável que eles estavam acasalando, foda mesmo. Depois disso fechamos a amostragem e tomamos o rumo de casa, eram 8h de navegação direto até caravelas e a amostragem fechou a tarde, eu lembro que chegamos em casa por volta de 24:30h, beeem tarde mas foi muito bom, esses períodos no mar são excelentes, porque as noites são excelentes, por exemplo nessa volta ae eu fui para fora do barco e fiquei contando quantas estrelas cadentes eu via em 15 minutos, huaehaeuhae, pra quem tinha visto a vida toda apenas 4 e em 15 minutos ver 4 da pra perceber como era a noite no barco.

Dia 04 de Agosto de 2009 – Encalhe – Pontal do Ipiranga – ES
Equipe: Milton, Vavá e Guilherme.

Éééé, depois de alguns dias no IBJ processando os dados e comparando fotos de temporadas passadas, recebemos uma ligação sobre um encalhe no Espírito Santo, ahhhh como é bom trabalhar num lugar desses aqui, alem de irmos para Abrolhos, conhecemos todas as cidades do entorno e alguns estados vizinhos também né. Essa vida de biólogo é tudo que eu quero pra mim, viajar e trabalhar, tem algo melhor? Auehaeuhae
Bom, já sabíamos que o bicho tava morto, então fomos bem tranqüilos e sem correria para la, chegamos depois de 3 horas de viagem , lembrando que saímos bem cedo daqui, por volta das 05:30h, chegamos la e fomos procurar o seu Zé, que tinha avisado sobre o encalhe, um homem trabalhador e muito simpático que tinha trabalhado no TAMAR de Regência por 12 anos e sabia muito sobre muita coisa, chegamos com a pick-up la num lugar praticamente deserto e pouco acessível, uma praia gigante e DESERTA em pleno ES, coisa que muita gente duvida que exista, nos deparamos com um animal já em estado de decomposição na água ainda, aproximadamente com 10m e sem cabeça já. Muitas mordidas de tubarão na carcaça, o que chamou minha atenção para ficar de olho na água, ja que o animal ainda tava dentro da água perto da zona de arrebentação, e não deu outra, depois de alguns minutos vendo o mar vi uns 2 ou 3 tubarões se aproximando da carcaça, mas ela tava mais pra parte mais seca da arrebentação, impedindo que os animais se aproximassem. Não consegui identificar a espécie, mas não eram muito pequenos não, seu Zé me disse que no dia anterior tinha muito mais ali em volta, já que a carcaça se encontrava também mais afastada da areia. Fizemos o possível e voltamos para casa, já que não tinha muito o que poderia ser feito, tiramos algumas fotos, preenchemos a ficha e voltamos para a calorosa Bahia, antes no caminho paramos para almoçar chegando aqui de volta pelas 18h.

Dia 16 de Agosto – Encalhe – Alcobaça – Bahia.
Equipe: Katia Groch, Guilherme, Monique e Vitor

Segundo encalhe do mês e eu pra variar fui denovo, se pudesse eu iria pra tudo possível, hueahauehae. O encalhe foi aqui perto mesmo, numa cidade a 28km de Caravelas. Fomos por volta de meio dia de domingo, quando estávamos nos preparando para ir a praia, mas acabou sendo bem divertido porque a galera aqui ri demais enquanto ta trabalhando. Acabamos chegando la antes das 13h e ficamos rodando a cidade em procura da carcaça, paramos no Quiosque de beira de praia e ficamos la conversando com algumas pessoas que já tinham visto o animal que ainda estava na água com a maré bem cheia, rodamos, rodamos e naaada, cadê essa porra? Perto de desistir conversamos com uma turista que tinha fotos e tinha visto que o animal tinha ido em direção a barra de alcobaça levado pela maré, so nos restava mesmo ir pra casa e esperar a maré secar para que ele pudesse voltar a praia. Mas antes disso um belo almoço bancado pelo IBJ. Haeuhaeuhae
Voltamos para casa por volta das 16h e não deu outra, as 16 e 40 a Kátia passou aqui denovo falando que tinham ligado, o animal estava na praia. Heauhaeuhaeae, pegamos as tralhas todas denovo e voltamos para alcobaça, dessa vez sem a pilantra da Monique que fingiu que tava dormindo para não ir, ao chegarmos la com o sol se pondo já vimos que se tratava realmente de uma Jubarte e que era um filhote, de apenas 4,5m com várias mordidas de tubarão denovo. Hauhaeuhae, essas águas aqui tão cheias de tubarão, só eu que não dei sorte ainda de mergulhar e ver uns desses. Pegamos pele e gordura do animal e voltamos para casa, chegando tomamos um banho e fomos para o nosso velho conhecido Zanzibar tomar uma geladinha.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Dia 07 de Julho de 2009
UM BOM DIA!!! Vamos embarcar, mesmo que seja so uma saída de treinamento e de leve aqui pra perto mesmo, mas ja rola uma oportunidade de ver alguns bichos, mesmo que sejam uns botos mesmo!Mas o dia começou cedo, como ontem eu acordei as 6 e pouca, to fazendo uns exercicios aqui, esse ar Caravelano ta me dando um animo muito bom, to conseguindo acordar mais cedo que eu queria e fazer tudo com muita calma.Fui na padaria e comprei pão pra galera com a caixinha do pão que a gente fez aqui em casa, todas a moedinhas de troco ta rolando ali pra galera poder comprar o pão do dia a dia, as minas aqui são empolgadas e foram dar uma corrida de leve, mas logo cedo, até mesmo antes de eu acordar. So a Monique que nem foi porque ela é preguiçosa. AuheuheauhaeChegamos cedo no Instituto e fomos logo pra sala de reunião, ficamos sabendo da saída embarcada pra treino com equipamento dos cruzeiros, caraio, to amarradão pra sair logo, ta tudo muito bom aqui, to com saudade de casa, familiares, amigos e cachorro com certeza, mas ta tudo indo muito bem por enquanto, se tudo der certo eu volto com algumas fotos hoje!Mais tarde eu escrevo aqui o que rolou na saída e final do dia, são 13 e 30 ja e daqui ha pouco nego ja ta saindo la pro PIER.Bom a saída foi bem leve, aqui no Rio Caravelas mesmo, ao chegar no pier ja fomos recebidos por um pequeno grupo de Sotalias, isso antes mesmo de subir a bordo do Barco, tivemos uma pratica sobre os instrumentos que são usados no barco.GPS, balestra, anemometro, as fichas de campo e outras coisas mais, ficamos até o final de tarde, pegamos uma chuvinha de leve no rio e vimos mais um grupinho de Sotalias, tirei altas fotos da galera, durante o treinamento e dos por do sol daqui que são ALUCINANTES, cada dia uma surpresa diferente.Chegamos em casa cansados de leve, fizemos um rango aqui e fomos dormir cedo.

Dia 08 de Julho de 2009
Mais um dia em Caravelas, e com uma excelente notícia, FINALMENTE VAMOS EMBARCAR, ou seja, to indo pra ABROLHOS...SONHO SE REALIZANDO!!!O dia girou em torno do embarque, com listas de coisas a levar, coisas pra fazer, coisas pra deixar pronta pro dia seguinte só entrar no barco cedo e zarpar o mais rápido possível...A Mari (uma das coordenadoras) ficou conosco o dia inteiro pra preparar e mostrar essas coisas todas...levamos muuuitas coisas pro barco, tudo pra pesquisa!Aqui eu fiquei impressionado com a sala de Máquinas e aparatos tecnológicos, só NIKON animaaal todas com lentes MUITO FODAS e novinhas, vários modelos, várias máquinas...impressionante mesmo!Bom, quando tudo ficou pronto chegamos em casa mais cedo para podermos organizar tudo pra levar pro TOMARA (barco do instituto), levei uma mochila com poucas coisas, afinal seriam apenas 3 dias de Cruzeiro.Levei uma sunga, uma bermuda, duas cuecas e uma camisa do instituto, tirando o pijama...la no barco teria tudo, inclusive a comida..a galera foi dormir cedo porque iamos acordar muito cedo!Bom, nem tenho muita coisa pra escrever aqui, a ansiedade ta tomando conta e não consigo nem pensar direito!Beijos e boa noite!

CRUZEIRO 01/09 - ABROLHOS - DIAS 09 10 E 11 DE JULHO
AAAAAAhhhh, que isso, foi TUDO MUITO SENSACIONAL E INESQUECÍVEL, vou tentar relatar aqui tudo exatamente como aconteceu!!Galera aqui do alojamento acordou cedo e na muito na pilha, heuahuaeh, dava nem pra conter os animos, fizemos um café da manhã reforçado antes de ir pro PIER.Chegamos la antes de todos praticamente, so os tripulantes do barco estavam la, mas logo depois chegou o resto da galera, ao todo fomos nesse cruzeiro com um numero maior que o normal que o de participantes.Fomos ao todo em 14, contando com os tripulantes.Saimos logo cedo do pier, depois que carregamos o barco com tudo que tinha que ta la. Foram os 5 estagiários, incluindo a Aline que é do Sotalia 3 coordenadores Leo, Milton e a Mari e os convidados Paulo Simões-Lopes, Cris e o filho dela Mikael.Bira, o mestre falou algo sobre a segurança a bordo, procedimentos de segurança e outras coisas que tinham que ser ditas antes de chegarmos a mar aberto, ficamos aprox. 1hora navegando no rio Caravelas ainda antes de sairmos para o mar mesmo.Passando a ultima bóia do rio, finalmente começaríamos o trabalho, abrindo as amostragens e fazendo as tomadas, procedimentos que haviamos treinado no dia do embarque a tarde.Daí foram todos para seus postos e ficamos no aguardo observando para ver se já aparecia alguma baleia.Não lembro exatamente que horas assim apareceu a primeira baleia, mas eu sei que foram logo duas de uma vez so, foi meio que novo para todos nós, alguns ja haviamos visto e outros não, mas mesmo assim a cara de espanto na cara de todos era inevitável, afinal é um animal de 40 toneladas e aproximadamente 15/16m.Fiquei meio que em choque, parecia não acreditar que estava ali, naquele barco e trabalhando com animais desse portee numa lugar como esse, tudo era MUITO lindo e ainda estávamos MUITO longe do tão esperado ABROLHOS.Ficamos com essa dupla de baleias durante meia hora, anotando dados, tirando fotos e eu fui para a minha função, fiquei no Range Finder, um aparelho que mede a distância em Jardas entre o observador e o objeto alvo.Fui treinando, afinal mirar em uma baleia, mesmo sendo um animal de grandes proporções é extremamente difícil, pois na maioria das vezes ele coloca pouco de seu corpo para fora da água e o barco balançava demaaais, afinal ja estavamos em alto mar.Mas consegui me acostumar logo com o binoculos e o equilibrio, e ja fui me dando bem, pelo menos acho nessa função. heauaehuaheDepois de termos ficado com esse grupo navegamos um pouco mais em direção a ABROLHOS, e logo depois ja tivemos uma enorme surpresa, logo no primeiro dia e pra mostrar para os novos estagiários o verdadeiro potencial da biodiversidade do local...Antes de mais nada, devo lembrar a vocês, estava num barco com grandes pesquisadores, pessoas com muito currículo e experiência de embarque nessas águas e até mesmo fora do Brasil.A surpresa veio quando estavamos na nossa rota inicial, vimos uma Baleia Franca e não satisfeitos com isso ao chegarmos mais perto vimos que ela tava sendo cortejada por duas Jubartes, ou seja, uma interação "inédita" para a galera aqui, ja tinham lido sobre alguns resgistros de interação entre esses animais, so que nunca tinham visto.E isso foi sensacional, ficamos com esse grupo durante 45 minutos, 15 a mais que estipulado pelo instituto, mas o comportamento desses animais realmente impressionou a todos, eu infelizmente não consegui tirar foto desses animais porque eu tava la na proa do barco no trabalho braçal e não tinha como tirar foto, mas a galera tirou foto e depois eu pego com certeza.as Jubartes abraçavam a Franca, que buscava evitar esses dois possíveis machos que estariam, segundo a galera do barco, tentando copular. Lembrando que tudo isso eram apenas suposições, ja que ninguem pode realmente ter a certeza do que estava acontecendo.Mas isso tudo foi sensacional, ter visto ali, esses 3 gigantes na minha frente "brincando" e parecendo não estar ligando nem um pouco para a nossa embarcação foi realmente uma sensação indescritível!Seguimos mais algumas horas no nosso rumo, porém sempre que algum grupo ou indivíduo era avistado, a embarcação ia ao encontro para a coleta de dados.Infelizmente no final do dia depois de tanto balançar no barco eu acabei ficando meio mareado, nada que me prejudicasse muito assim, mas por exemplo, o range finder não rolava mais pra mim, fiquei na função mesmo de avistador.Ae sim, no final do dia de trabalho, aproximadamente por volta das 17 e 30 quando o trabalho acabou e o pessoal falou, bom acabou o trabalho por hoje galera, ae sim eu pude relaxar e dar uma vomitadinha...haeuhaeuhae, acontece nas melhores famílias!!Bom, depois disso tudo, tomei um banho, troquei de roupa e me deitei um pouco até a hora do jantar, rolou uma sopa, coisa bem leve pra galera acostumar a comer no balanço do mar.Por volta das 18 e 30h chegamos em Abrolhos, infelizmente tava escuro já, mas a galera ficou trocando uma idéia até o horário do NASCER DA LUA...heauahuae, muito doideeera, tinha visto isso poucas vezes no Rio de Janeiro, e vi num céu completamente limpo e em ABROLHOS, a luz da lua me deu mais ou menos uma idéia da beleza natural do local.LINDO DEMAIS AQUILO LA, PARAÍSO NA TERRA, lembro-me que depois daquele momento, ja com um sorriso de orelha a orelha eu finalmente fui dormir, dormir mesmo, por volta das 20h, tava realmente MUITO cansado.A noite foi muito boa e tranquila, dormi como um bebe, tava meio preocupado com o balançar do barco e de de repenete enjoar novamente a noite, mas a noite foi muito boa, a cama era pequena mas consegui dormir bem, sonhei até que tava em casa.Acordei cedíssimo no dia seguinte, por volta das 5 e 45 da manhã, os tripulantes ja tavam preparando o café pra galera e alguns ja tinham acordado, sai ainda antes do nascer do sol, mas ja com aquela pequena luz do início do dia ja pude ver o arquipelago, as cinco ilhas, majestosas e lindas.A galera foi acordando aos poucos e todos iamos pouco a pouco para a proa do barco, presenciar aquele nascer do sol lindo, depois da total iluminação pelo astro rei ja me troquei e fui pra água com o meu equipamento de mergulho, afinal estar ali e não mergulhar seria insanidade pura.Fiquei IMPRESSIONADO DE VERDADE com a Biodiversidade do local, nossa, uns peixes enormes e diferentes do que estou acostumado a ver quando mergulho no Rio ou em outros locais, sem contar as tartarugas que periodicamente iam nos visitar. Conseguimos contato com a galera da Marinha e fizemos uma visita guiada pela Siriba, uma das ilhas do arquipelago.Felipe, um cara que trabalha no Parque Nacional dos Abrolhos que foi o nosso guia. A ilha é um berçario natural dos Atobas, Grazinas e Fragatas a quantidade de animais realmente impressiona, como eu tava mergulhando não consegui levar minha camera pra ilha, e pra melhorar tudo, uma das meninas levou e deixou comigo, tirei umas fotos ALUCINANTES do local, mas rolou um problema na camera e todas as fotos foram apagadas.Oportunidades de tirar outras não vão faltar, tendo em vista que ainda vamos pra la muitas vezes, mas vou deixar voces na vontade de ver como é um pouco mais de tempo.Depois dessa visita a Siriba voltamos ao barco para começar o segundo dia de trabalhos, preparamos tudo e começamos a baleiada. mais um novo dia de navegação e duas surpresas logo no começo, duas tartarugas estavam ao lado do nosso barco quando estavamos bem devagar ainda e um pouco mais tarde um pequeno grupo de golfinhos que infelizmente não conseguimos identificar nos acompanhou também por um tempo.Avistamos dois grupos de Jubarte e depois ficamos mais um tempo navegando. Perto do horário do almoço recebemos uma chamada no rádio sobre uma Jubarte morta que estava próximo a Redonda, uma das ilhas do arquipélago. Ao chegar no deparamos com um animal ha um tempo morto já, devia ta boiando ha uns 2 dias e ja tava com as visceras todas de fora, e o mais impressionante de TUDO pra mim nesse primeiro cruzeiro aconteceu agora, ao chegarmos mais perto vimos algumas dorsais perto, quando eu pensei com os meus botões: "Puta que pariu, tem TUBARÃO ali!!"E era realmente verdade, pela primeira vez vi um tubarão em habitat natural na minha vida, pessoal disse que o animal devia ter por volta de uns 3 metros e que se tratava de um Tigre, não sei ele não ficou muito tempo por ali, não deu pra tirar foto e nem filmar, mas as imagens tão bem vivas na minha cabeça!Acompanhamos a carcaça por mais algum tempo e coletamos material, pele e gordura para estudos, eu acho que vi o tubarão mais uma vez depois disso, mas nem posso confirmar porque sei la, era muita coisa ali na água, um animal enorme e fedendo e todo mundo fazendo alguma coisa na hora...Mais baleias e mais tudo um pouco, la é realmente sensacional, muita baleia MESMO!O dia foi muito cheio e corrido, mas infelizmente as baleias estavam menos sociáveis...aehueahuaehNesse dia rolaram muitos saltos e batidas de peitoral, um verdadeiro espetáculo da natureza, saltos enormes de diversos individuos, hahah, ainda tenho que melhorar MUITO como fotografo, tenho que ta pronto o tempo todo, teve um salto MUITO perto do barco, tipo, a foto ia sair ANIMAL mas eu tava com a camêra pendurada no pescoço e não consegui registrar, mas ainda vão ter muitos dias de Cruzeiro pela frente.Tomara que vocês estejam conseguindo vizualizar tudo isso em suas cabeças, porque foi realmente indescritível tudo isso que eu to escrevendo aqui, to tentando passar de forma mais fiel possível como foi!Bom, o segundo dia acabou assim como o primeiro, logo quando o sol se pôs, rolou um jantar excelente com frango e strogonoff de beringela, muito bom mesmo.Esse dia no barco estavamos todos bem, ninguem tinha passado mal em nenhum momento e estavam todos muito felizes, acho que deve ter sido pelo fato do mergulho no paraíso logo cedo.Mikael, o filhinho da Cris, de apenas 5 anos é uma verdadeira figura. ele inventou uma brincadeira que contagiou todos no barco e a noite foi assim, guiada por brincadeiras de Mikael.No final, quando o muleque foi dormir a galera acabou indo pro Tijupa(teto do barco) para ficar vendo as estrelhas, o céu a noite em abrolhos é realmente impressionante, não tem luz nenhuma, a não ser a iluminação natural da Lua e aquele céu cheio de estrelas, com muito mais estrelas que eu ja vi em qualquer outro lugar, sem contar as estrelas cadentes que riscavam o céu o tempo todo.Fomos dormir logo cedo como de costume para acordar cedo no dia seguinte, afinal tinhamos mais um longo dia pela frente.O terceiro dia começou com mais um belo nascer do sol em Abrolhos e um mergulhinho de leve so pra renovar as energias, mais um daqueles cafés-da-manha de pousada dentro do barco com tudo que tem direito, e logo começamos o longo dia de pesquisas.Acho que esse foi o dia que conseguimos nos aproximar mais dos animais, em particular de um grupo de 3 indivíduos que tinha um juvenil que estava brincando com o barco e nadando em círculos, como se estivesse chamando o barco num pique-pega, saltos e uma natação realmente muito proxima do barco que me impressionou, acho que não so a mim e sim a todos os estagiários do primeiro cruzeiro.Uma falta de sorte acabou por nos pegar após o almoço, vimos ao longe muitos borrifos, no que parecia ser um grupo de aprox. 7 baleias, com grandes saltos e batidas de caudal e peitoral, estavamos todos muito empolgados para chegar logo no grupo e poder tirar todas as fotos e coletar dados, mas quando estavamos seguindo os animais o barco simplesmente parou...haeuaehuae, fomos descobrir depois que era alguma coisa relacionada ao oleo, que tava esquentando muito, não sei ao certoConseguiram dar um jeito na embarcação, mas ficamos parados quase 40 minutos a deriva do mar, no meio do nada. Peguei meu equipamento e fui fazer um mergulho ali mesmo, não tinha nada em volta, nenhum coral nem nada, mas tentei a sorte de esbarrar com alguma baleinha no caminho, infelizmente sem sucesso..heuahaeuheaBom depois que o barco voltou a funcionar a tripulação decidiu que a melhor coisa a se fazer era voltar logo para Caravelas, para evitar algum problema maior e termos que esperar um reboque vir de algum lugar, demoraria aproximadamente umas 4/5 horas.Tomamos o rumo de casa e chegamos de volta a Caravelas por volta das 18h, o pessoal ficou na proa do barco, rindo e conversando e ainda não acreditando aonde estavamos e com o que estavamos trabalhando e ja bolando planos de novos locais de trabalho e de repente nos encontrarmos novamente no futuro.Descarregamos o barco todo e colocamos tudo na Toyota do Instituto, mas pra variar os estagiários foram embora a pé, heauhaeuae, normal, nem reclamei, afinal é pertinho de casa mesmo!Bom acho que isso conclui o primeiro cruzeiro do estágio e ainda tem muitos outros por vir, afinal dos 150 dias de estágio, 60 deles são embarcados, tenho muito tempo pra ver e tirar mais fotos ainda!
Dia 11 de Julho de 2009A galera combinou uma pizarria pós cruzeiro, para comemorar o sucesso desse primeiro embarque, foram 4 pizzas para as 11 pessoas e o Mauricio né, que nem foi no embarque mas foi aproveitar a boquinha, hueahaeuhae, comemos, rimos e bebemos uma cervejinha pra comemorar.Logo mais tarde começou uma Reggaeira ao vivo num bar logo próximo dali, o pessoal todo foi e ficamos até umas 3 da manhã por la, foi bem divertido, a banda era boa e tocou umas músicas boas. Nego tava destruido e foi indo embora aos poucos né, chegamos em casa e apagamos totalmente, ainda bem que era Sábado e tinhamos o domingo ainda pra descansar.

Dia 12 de Julho de 2009
Foi um dia bem morto, a galera ainda tava destruida do embarque e a saída logo depois, mas acordamos cedo e eu fui dar uma volta pela cidade sozinho, não sei porque, peguei uma de nossas bicicletas aqui e acabei indo pro ginásio da cidade, tava rolando um torneio de basquete de uns municípios aqui da Bahia, tinha bastante gente la.Cheguei a galera tava começando a preparar o almoço, comemos e ficamos morgadassos mesmo em casa, perto das 17h fomos pro Rio Caravelas aqui, tomar chimarrão e ver o por do sol, cada dia tem uma surpresa diferente nessas cores do céu.Depois eu dei uma passada na Lan House, pra ver meus e-mails e colocar umas fotos pros meus pais poderem ver, deu tudo certo, ainda nem sei se eles viram, mas hoje eu devo passar la novamente!Vi um pouco de fantástico e depois fui dormir, afinal segunda é dia de trabalho!

Dia 13 de Julho de 2009
O dia começou logo cedo, as 6 eu ja tava de pé, fui la na padaria comprar pão, agora de bicicleta ne, tudo ficou mais rápido...heuahae...tomamos um café e fomos para o Instituto, nossa primeira função do dia foi a limpeza de todo o material utilizado no Cruzeiro.Maquinas, Balestras, GPS, binóculos, tudo tinha que ser limpo, separamos todas as amostras de biopsia e organizamos tudo certinho, o dia passou bem rápido e fomos embora as 18h certinho!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Começo da vida por aqui

Dia 02 de Julho de 2009
Hoje foi o primeiro dia dessa minha nova vida em Caravelas, tudo correu muito bem acordei cedo ainda em Porto Seguro, tomei um belo café da manhã na pousada e depois fui dar umas voltas na cidade para conhecer melhor, ja que nunca tinha vindo para o nordeste antes!
Fui dar umas voltas aqui na praia e fui ver o centrinho da cidade tudo bem movientado, afinal era feriado aqui na Bahia. Tive que voltar cedo pois meu onibus para Caravelas era das 14 e 30.
Ao chegar na Rodoviária me encontrei com Monique, é uma outra estagiária aqui do IBJ, super gente fina, ela é de São Paulo, faz faculdade na São Camilo, uma universidade da capital mesmo. Trabalha no aquário de São Paulo, tem uma experiência muito boa e sabe bastante coisa sobre a vida marinha no geral.
A viagem Porto Seguro - Caravelas nem é tão longe assim, porém muito longa, o onibus para em tudo quanto é lugar e em várias cidades no caminho, paramos numas 6 rodoviárias e sem contar as paradas no meio da estrada para pegar passageiros que aguardavem o onibus em qualquer lugar.
Tudo acabou sendo menos entediante porque tinhamos muito o que conversar durante a longa viagem, ao final, faltando apenas uns 30 minutos que conseguimos pegar no sono, porém muito rápido mesmo, logo depois chegamos ao nosso destino final, a tão aguardada CARAVELAS.
Chegando na Rodoviária de Caravelas (20h), fomos recepcionados pelo Maurício, um cara que trabalhou aqui na temporada de 2007 ainda como estagiário e ta aqui coletando uns dados para o seu mestrado. Muito gente fina também, além de muito inteligente e prestativo.
A dizer sobre pessoas que eu conheci até agora aqui nesse dia não tenho o que reclamar, as duas pessoas que por enquanto estão dividindo o alojamento comigo são 100%, não tenho o que reclamar, e acho que vai ser assim também com as outras pessoas que chegarem aqui, acho muito difícil aguem ser chato..hahaha
Saindo da rodoviária, tivemos que ir andando até o Alojamento do IBJ, pena que a rodinha da minha mala quebrou..hueahaeu, infelizmente tive que ir carregando a mala desde a rodoviária até o alojamento, mas com a ajuda do Maurício tudo ficou certo e chegamos aqui inteiros.
A cidade é uma tranquilidade só, crianças brincando na rua até tarde, sem nenhuma preocupação, pessoas conversando nas portas de suas casas abertas, um alto astral enorme, todos falam com você, te comprimentam, até mesmo sem te conhecer.
Chegamos no alojamento e vi um casebre com um excelente espaço interior, porém mal aproveitado. Uma casa com 3 quartos 8 camas e nenhum armário, na cozinha apenas uma pia, fogão e geladeira, o essencial para a sobrevivência, na "sala" um sofá e quatro colchões perto de uma TV que não funciona, temos aqui uma área muito boa de varanda, com alguns varais e uma vista excelente do lindo céu estrelado de caravelas.
Tivemos um jantar muito natural nesse dia, com Miojo e granola para a sobremesa, algo bem simples mesmo ja que a casa ainda não tinha comida, apenas a do Mauricio mesmo que ja estava aqui ha 2 dias, ficamos conversando até "tarde" e fomos dormir cedo, ja que ele trabalhava no dia seguinte e tinhamos planos de acordar cedo para conhecer o IBJ, as pessoas que trabalham la e um pouco da cidade.
Arrumei minhas coisas todas no quarto e fui deitar, so que tinha um mosquito MUITO chato que me encomodou por algum tempo, mas depois ele me deixou em paz e eu finalmente dormi.

Dia 03 de Julho de 2009
Acordei beeeem cedo aqui, ja que a minha janela não tinha uma cortina e tem uma obra na casa do lado, esse papo que bahiano é preguiçoso e não gosta de trabalhar é conversa fiada, pelo menos aqui eles acordaram bem cedo e as 7 da mannã ja tavam martelando, misturando cimento e subindo uma parede nova.
Acordei e vi que Monique ainda tava dormindo, coitada, ela devia ta cansada demais, fez uma longa viagem desde SP até Caravelas no mesmo dia, com certeza muito cansativa!
Depois de tomar um banho, fui ali no IBJ que é do outro lado da Rua e conheci alguma das pessoas que trabalham lá: como a Mariana, Milton, Tati e outras pessoas que agora não me recordo o nome...mas todos super prestativos e gente boa!
Fui comprar umas coisas pro café da manhã, tais como leite, pão e café, voltei pra casa por volta das 10h, tomei meu café e umas 11h a monique acordou, ficamos conversando um tempo e depois fomos no IBJ de novo para que ela pudesse conhecer essa galera toda ae...
Saímos de lá e fomos dar uma volta pela cidade, passando em alguns lugares, impressionante como aqui na Bahia não existe mate...to precisando demais de uns goles de mate bem gelado..heauhaeuh, percebi hoje infelizmente que sou viciado nisso!
Demos um rolé grande pela cidade e conhecemos bastante coisa, na volta passamos em um mercado aqui e compramos coisas para fazer no almoço...fizemos, arroz, feijão, soja com batata e pimentão, ficou incrivelmente bom..hahaha, creditos a Monique que cozinhou grande parte das coisas...!
Ficamos morgando um tempão deitados la na varanda, trocando mais algumas ideias.
Maurício chegou por volta das 18h, ele jantou e logo depois nos fomos dar mais uma volta por ae, ele mostrando algumas coisas interessantes sobre a cidade.
Nosso destino final foi um BAR...hueahaeu, pra variar um pouco só...sentamos lá, ficamos trocando mais ideia e bebendo umas "cervejinhas de leve".
Saímos do bar por volta das 23h, era bem perto de casa, e um pouco altos ficamos tendo aquele papo de bebado, falando besteiras sobre grandes besteiras mas nos divertimos bastante. Descobri mais uma pessoa aqui que se AMARRA em Hermes e Renato, principalmente no Tela Class, noooossa, ficamos aqui falando merda até altas horas da noite, fomos dormir perto das 2 da manhã!
Rindo do começo ao fim da conversa, deu pra conhecer todo mundo muito bem e deu pra perceber também que a galera aqui gosta de beber...haeuhaeuaeh

Dia 04 de Julho de 2009
Hoje acordamos um pouco mais tarde e com a boca seca, heauhaeuhaeuaeh, Rolou uma saída embarcada, do Projeto Boto Sotália, uma parceria aqui do IBJ, mas infelizmente a saída nem foi muito boa não!
Fomos no mercado mais uma vez pra comprar umas coisas pra comer, compramos ovos, queijo e pão de forma...rolou um pão com queijo e ovo bonzaaasso, ainda completando com um nescau bonzaaasso!
Mais a tarde, mais uma passadinha no mercado para comprar umas verduras, legumes e algumas frutas, a galera aqui toda é natureba...AINDA BEM, tava com muito medo de ser o unico chato que não comia carne aqui..heuahauhea
Ae rolou um jantar de GALA, com mais arroz e feijão que sobrou de ontem, com uma farofa MUITO BOA, uma saladinha de Alface e Tomate com uma vagem no alho excelente...Nossa, jantar para alguns pode nem parecer muito bom, mas tava excelente, do jeito que eu gosto pelo menos!
Depois do jantar o destino que é praticamente certo, pelo menos ha dois dias tem sido a VARANDA, la é muito bom pra gastar a onda da comida e ficar falando cada vez mais besteira!
To aqui escrevendo isso agora, as 20 e 13, a galera ta pensando em beber mais uma cervejinha de leve hoje, tudo vai depender, eu to pilhado ne, hahah, afinal amanha ainda é domingo e os outros estagiários ja chegam.
A equipe vai ficar formada por 6 estagiários: Aqui ja tem 3, 2 Homens e 1 Mulher, mas amanhã chegam as 3 Mulheres que faltam, ae fica tudo completo, 4 Mulheres e 2 Homens e a casa um CAOS, na certa...quero nem ver...heauhaeuae, mas vai ser bem divertido na certa.
Ficamos de bobeira aqui ainda um tempo, trocando uma idéia e rindo mais um pouco, o que mas se faz nessa casa é rir...Maurício foi dormir cedo, tava destruido coitado, a rotina do cara aqui nem é fácil, ae deu no que deu né, eu fiquei trocando uma idéia com a Monique e decidimos ir tomar uma geladinha la no mesmo bar que ontem.
Chegamos la e ja fomos recebidos como melhor amigo do cara, o povo aqui é realmente muito hospitaleiro, tomamos umas SKOL aqui, tudo é bem barato, 3 reais aquela com 30ml a mais..haeuheauhe, la no RIO, nunca que eu ia achar a cerva a esse preço.
Bebemos e conversamos, rimos e bebemos, descobrimos algumas coisas bem parecidas no quesito gosto musical, poorra a mina gosta de RANCID caraio, é uma surpresa atrás da outra com essa galera aqui.
Depois de umas 9 cascos decidimos comer um caldo, foi um caldo de bobó de camarão, com uma pimenta bem "fraquinha"..heuahueahea...essa parada de pimenta do Nordeste é verdade mesmo, heuaheauhea, a pimenta é QUENTE..haeuhauhae
Fechamos a conta depois de mais uma cerva e voltamos pra casa beeeem devagar dando uma olhada na noite agitada de Caravelas, alguns barezinhos com música ao vivo, coisas bem agradáveis!
Chegando em casa comemos um biscoitinho de leve e apagamos cada um num sofá, eu so lembro depois disso, perto de umas 4 da manhã que eu fui pra minha cama dormir o resto da noite!

Dia 05 de Julho de 2009
É isso galeeera, falta so mais 1 dia pra começar o trabalho, to pilhadasso mesmo pra começar cara, sei la, isso é muito bom.
Acordei cedo até, por volta de umas 9 da manhã e tomei um copo de nescau com granola, fui la pra varanda e o Maurício ja tava trabalhando desde cedo, lendo uns papers la sobre Sotalia, depois disso tudo a Monique apareceu, acho que tinha acabado de sair do banho, fizemos umas tapiocas aqui, tanto salgadas quanto doces, foram umas 5 pra conta..heahaeuhae...a galera aqui come viu!
Tomei um banho hoje no chuveiro la de fora, muito bom mesmo água bem gelada mas muito agradável, pra quem ja mergulhou em Arraial sem neoprene tava tudo em casa..haeuhaeuha
Agora eu to aqui de bobeira ouvindo um Belchior e escrevendo nesse agradável diário. Mais tardar ainda hoje chegam as outras 3 estagiarias como eu ja disse antes eu acho, são duas mineiras e uma de Santos, tomara que sejam gente fina também, pra não estragar a harmonia que a gente ta tendo aqui na casa por enquanto.
Bom, agora são 19 e 15 e as 3 estagiárias ja chegaram, Aline que veio de Santos, Quezia que veio do sul de minas e a Rebecca que veio de Fortaleza. As minas parecem ser bem gente fina de começo agora, estão todas muito cansadas e nem devem ir no forró hoje com a gente. Nem falei né, vai rolar um forró hoje aqui na cidade, de uma ONG chamada ARTEMANHA, fiquei sabendo que eles fazem um trabalho bem interessante aqui na cidade com as crianças e depois devo dar uma passada la pra conferir.
Vai rolar fogueira, canjiquinha e quentão...hahaha, na certa vou dar uma passada la.
Como ja disse antes, amanhã começa o trabalho la no Jubarte, e hoje eu fiquei sabendo que rolou um encalhe de um juvenil de 9 metros numa praia aqui perto, so que como ele tava vivo então a Katia nem quis falar com a gente pra evitar um bafafá desnecessário.
Então, to indo la me arrumar agora então e depois coloco no post de amanhã como foi o forró hoje!
Beijão pra todos!

Dia 06 de Julho de 2009
Acabou que nem rolou o Forró ontem, na verdade rolou, mas a galera nem pilhou de ir, então fomos eu Monique e Maurício no pagode aqui perto no nosso cativo Zanzibar e foram uns amigos do Mauricio aqui da cidade e a gente acabou conhecendo uma galera daqui. Difícil achar alguem aqui que é chato e escroto...pessoal aqui sempre é gente fina.
E de manhã rolou o tão esperado começo no Estágio, nossa rolou muita coisa hoje aqui cara que isso....ta sendo tipo um treinamento no começo aqui da semana, ou seja, tivemos muitas palestras sobre o instituto no geral mostrando o trabalho, um video institucional e outras paradas.
A tarde tivemos uma palestra de quase 3 horas com o Paulo Simões-Lopes, nossa, esse cara sabe demais e tem uma didática incrível, a palestra foi SENSACIONAL, desde a evolução a características principais de cada família e Superfamília de Cetaceos. ANIMAL, deu pra sair ali da sala de reunião com a mente inchada com tanta INFO.
Mais tarde rolou a palestra do Milton, é um Veterinário la do Instituto sabe MUITO sobre as Jubartes, principalmente as daqui do banco de Abrolhos que dão um show a parte pelo que eles falam aqui, certos comportamentos só são vistos aqui nessa região.
Pesquisadores de outros lugares ja vieram pra ca, inclusive Havaí e Austrália e ficaram impressionados com as baleias daqui.
Bom, to pilhadasso pra embarcar logo mas o tempo nem melhora, ainda fiquei sabendo hoje que rolou mais um encalhe de um aparente indivíduo adulto numa ilha aqui próxima de Caravelas, mas como eu disse antes o tempo ta ruim então nem da pra chegar la pra ver qual é o estado de decomposição do bicho né!
De primeiro dia foi sensacional mesmo, todos os profissionais daqui são muito bons, desde a mulher da cozinha até a coordenadora do Instituto, mas o que pagou mesmo esse dia foi o Paulo Simões-Lopes, que ja fez algum curso, palestra ou aula com ele sabe do que eu to falando.
Chegamos em casa por volta das 18 e 30 e fomos fazer compras com algumas coisas aqui pra casa, tudo de leve nada muito pesado, a galera aqui nem é de comer carne então to indo com eles, nem o frango eu comi aqui ainda, to bem devagar e to me sentindo até melhor, ta rolando uns subistitutos muito bons aqui, a galera ta se esforçando na cozinha e tão saindo uns rangos muito bons.
Depois dessa zona toda na cozinha a galera foi jogar um UNO aqui na sala, foram 3 partidas e eu ganhei 2 né...eauhaeuahe, malandragem de muitos anos de MAUMAU né..eahaeuhaeu
nego foi dormir cedo, tava meio cansado da euforia do primeiro dia, 23 e 30 e geral tava na cama já.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Porto Seguro

Éeeee, to aqui em Porto Seguro, cheguei hoje e ja fui contemplado com um maravilhoso Por do Sol Bahiano...
Povo daqui é bem devagar mas muito gente fina...sempre fui ajudado nas direções e paradas CERTAS, pelo menos até agora ninguem me sacaneou...
Povo prestativo e educado!
To gostando demais até agora!
Pelo pouco que eu vi dessa terra aqui ja me encantei, so lugar bonito, ruas limpas e mais uma vez acho que o mais importante..o POVO É EDUCADO!!!
vou colocar aqui umas fotos da viagem...
Valeu galera beijos pra quem quer ser beijado e abraços pra quem preferir!
COMENTA AE GALERA, quero saber o que vocês tão achando das POSTAGENS










terça-feira, 30 de junho de 2009

Início de tudo...

Éééée galera,
Exatamente 23 e 15, to aqui que o sono nem pensa em bater na minha pessoa...o mix de sentimentos muito loucos toma conta de mim e me faz esquecer meu fisiológico de sono e fome.
Daqui ha 12 horas estarei no Aeroporto embarcando para Porto Seguro, para finalmente dia 02 estar chegando ao meu destino final: CARAVELAS!!

recebi um e-mail que me tirou o sono, vou mostrar aqui pra vocês:

"Olá pessoal, como estão os preparativos? Já tivemos notícias de que as baleias já estão por aqui, só faltam vocês!..."

Isso ae não é pra matar um do coração?

Ainda mais eu, cara essa ansiedade ta tomando conta de mim há muito tempo, sei la desde quando...acho que foi dia 07 de maio...

"Prezado Guilherme,
Parabéns! Você foi selecionado para participar do programa de estágio do Instituto Baleia Jubarte (IBJ) – Temporada 2009. Foram mais de 40 candidatos para seis vagas..."

Da pra imaginar o coração como ficou na hora?

Bom, foram inúmeros e-mail, assinatura de contrato, o desespero pela faculdade não aceitar o contrato do instituto...muitas coisas, muita aventura, muita correria!

Muitas perguntas na faculdade, vindo de todos, pra onde vai...quanto tempo...tá preparado...tudo me deixava cada vez mais ansioso!

E a despedida então? nossa o que foi aquilo, como é bom ver o quanto as pessoas gostam e se importam com você...sei que muitos não foram e se não foram, algum motivo deveria de haver...e não me importo, de verdade! =)
Bom, hoje eu vou ficando por aqui, espero colocar uma novidade aqui diariamente...nem que seja um oi pra dar sinal de vida

Amigos,
Obrigado por tudo...vocês são meu PILAR principal...eu vou mas eu volto e volto por vocês...
Obrigado de verdade!